Inventor passa 5 anos tentando descobrir se pinturas de Vermeer, de 350 anos de idade, são fotos coloridas


    Há muito tempo se suspeita de que alguns dos velhos mestres podem ter contado com dispositivos ópticos, como a câmara clara para ajudar com a escala e proporção em suas pinturas, levando a interpretações mais realistas de paisagens e retratos. Tim Jenison, um inventor que reside no Texas e é especialista em computação gráfica, tornou-se obcecado com um tal pintor e mestre holandês, Johannes Vermeer, que criou tais pinturas realistas que pareciam ter mais em comum com a fotografia do que com a pintura. Poderia Vermeer criar um sistema para replicar cenas na frente dele usando lentes e espelhos?
     Jenison embarcou em um experimento para recriar uma das mais famosas pinturas de Vermeer, “A lição de música”. É uma obsessão que iria consumir cinco anos de sua vida envolvendo a construção real de toda a sala de visto na pintura até os detalhes mais minuciosos, a (re) invenção de uma tecnologia óptica do século 17, usando ferramentas e materiais de época apropriada, e, em seguida, sete meses na pintura.
     Todo o esforço foi filmado e se transformou em um documentário intitulado de Tim Vermeer, o trailer que você pode ver abaixo. O filme começou sua temporada nos cinemas em janeiro, mas só se tornou disponível como um pacote combo Blu-ray e de download digital de hoje. Jenison também escreveu um artigo detalhado sobre todo o processo passo-a-passo, que foi publicado semana passada no Boing Boing.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas