Pin It button on image hover

O Blog do Bega

Sobral, onde a luz fez a curva.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Google quer colocar em órbita 180 satélites de acesso à internet


     Os balões do Project Loon podem não ser as únicas armas do Google em seu plano de disponibilizar acesso à internet em lugares remotos. Segundo uma matéria recém-publicada pelo The Wall Street Journal, a empresa também está apostando em satélites para o mesmo fim – nada menos que 180 unidades deverão entrar em órbita nos próximos meses.
     Fontes anônimas próximas à empresa revelaram ao jornal que o Google deverá investir entre US$ 1 bilhão e US$ 3 bilhões no projeto. Isso somente na fase inicial: 180 satélites podem parecer muita coisa, mas está nos planos da empresa aumentar esta quantidade progressivamente.
     Há uma boa razão para isso: de acordo com as fontes, o líder do projeto é Greg Wyler, ninguém menos que o fundador da O3b Networks, startup especializada em satélites de pequeno porte.
     Não por menos, estima-se que os satélites do Google terão dimensões pequenas e pesarão apenas 113 quilos (embora a O3b tenha se destacado por desenvolver unidades que pesam 680 quilos) e orbitarão em altitudes mais baixas que o habitual, fazendo com que, de fato, várias unidades sejam necessárias para dar boa cobertura.
     Como, até o momento, o Google mantém silêncio em relação à iniciativa, não se sabe que tecnologias a companhia usará para realizar as transmissões, as velocidades que serão alcançadas e os locais a serem cobertos, por exemplo.
Postar um comentário