Microsoft desenvolve um tradutor de conversas em tempo real


     Recentemente soube que há mais de uma década a Microsoft vem tentando desenvolver uma versão limitada de um tradutor universal, abrangendo apenas parte dos idiomas existentes neste planeta. Rich Rashid, pesquisador da MS, em um evento de informática realizado na China em 2012, chegou a apresentar um modelo funcional, ainda em fase de demonstração, mas que provou ser capaz de traduzir do Inglês para o Mandarim, mas que ainda estava longe de atingir o estágio de comercialização.
     Agora sou surpreendido com a notícia que há exatamente duas semanas,  durante sua palestra na Code Conference, um evento realizado em Rancho Palos Verdes, na Califórnia, EUA, Satya Nadella, o novo CEO da Microsoft, não apenas anunciou o lançamento do Skype Translator, um programa capaz de traduzir, em tempo real, conversas entre dois interlocutores via Skype, permitindo que cada um deles fale em seu próprio idioma enquanto o outro ouve no seu, como também o demonstrou publicamente pela primeira vez em solo americano.
     Segundo Nadella, o produto ainda está em estágio de pesquisa, mas ele espera lançá-lo em dois anos e meio (ou seja: no final de 2016). Mas garante que uma versão beta, funcional, estará disponível até o final deste ano.
     No evento não ficou claro se o Skype Translator será gratuito. Tudo indica que não, o que muito provavelmente fará dele mais uma perene fonte de lucros para a MS. Afinal, hoje o Skype tem mais de trezentos milhões de usuários e transmite dois bilhões de minutos de conversas a cada dia (tempo que, se as conversas não fossem simultâneas, corresponderia a quase 65 anos de papo furado) e pode ser usado em uma enorme variedade de dispositivos, desde telefones espertos até poderosas máquinas de mesa.
     O Skype Translator transmite não apenas conversas por voz via Internet como também tem suporte de vídeo. Quando a versão comercial estiver disponível, permitirá troca de ideias entre pessoas de diferentes continentes que sequer falam o mesmo idioma. Um produto como este certamente terá uma demanda explosiva. Tão explosiva que a MS pode até se dar ao luxo de cobrar bem baratinho e ainda assim faturar uma nota preta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas