LiveWire, o projeto de moto elétrica da Harley-Davidson


     Projetos de carros elétricos há aos montes por aí – até a FIA, gestora da Fórmula 1, aderiu à ideia. Em relação a motos, iniciativas também existem, só que em número menor. Mas a Harley-Davidson apresentou recentemente a sua proposta para diminuir esta diferença: trata-se do projeto LiveWire, uma moto que não usa uma gota sequer de combustível convencional para rodar.
     O modelo que faz parte do projeto LiveWire é um conceito e, portanto, não deverá ser produzido em larga escala. Mas a Harley-Davidson afirma que, nos Estados Unidos, alguns clientes privilegiados serão selecionados para testar a novidade em troca de feedback.
     A companhia não deu muitos detalhes sobre as características da moto. O que já se sabe é que o protótipo atual tem um motor elétrico de 55 kW que garante uma potência de 74 cavalos.
     A velocidade máxima alcançada é de aproximadamente 150 km/h, com a moto podendo ir de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos. Dada a fase inicial do projeto, a autonomia da bateria até que é decente: 210 quilômetros, com o tempo de recarga completa oscilando entre 30 e 60 minutos.
         No que se refere ao design, parece haver um esforço para mesclar estilos clássicos com linhas mais modernas. O resultado final é agradável, embora a Harley-Davidson ainda possa mudar alguns aspectos para melhorar a aerodinâmica do modelo.
     A moto do projeto LiveWire não entrará em produção, mas isso não quer dizer que pouca gente a verá: curiosamente, o modelo será mostrado no filme Os Vingadores 2, cujo lançamento está previsto para abril de 2015.
    No vídeo de demonstração, o ronco do protótipo e a ausência de escapamento não deixam dúvidas sobre a motorização diferente:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas