Beleza além da natureza: impressionantes artes em vidro de Paul J. Stankard


     Embora possa parecer improvável, essas esferas translúcidas repletas de atividade e de vida são feitos inteiramente de vidro pelo artista de Nova Jersey Paul Stankard, em grande parte, considerado o pai da moderna arte de peso de papel de vidro. Stankard é pioneira no movimento de vidro em estúdio e suas técnicas têm ajudado a mudar o curso do vidro artístico nas últimas décadas.
     Depois de lutar contra uma dislexia não diagnosticada durante toda a sua juventude, Stankard lutou muito para identificar a vocação de sua vida. Enquanto estava na faculdade, descobriu o “sopro de vidro científico”, o processo manual de criação de instrumentos científicos de vidro para uso em laboratórios. Apaixonou-se imediatamente pela arte e por 10 anos trabalhou com vidro industrial. O crescimento da família fez com que Stankard começasse uma experiência com a criação de pesos de papel de vidro em sua garagem, para complementar sua renda.
     Stankard trabalhou uma década nas técnicas de “glassworking” industrial, com o uso de flores, abelhas, cipós e folhas envoltas em vidro. Não demorou muito para que um negociante de arte descobrisse seu trabalho e ele começasse a criar arte em tempo integral. Suas peças aparecem agora em mais de 60 museus de todo o mundo, incluindo o Smithsonian, o Museu Metropolitano de Arte, e do Louvre.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas