ZEF Climatic, a mesa que pode aposentar seu ar condicionado


     Desde o esgotamento do recurso até o preço das tarifas, não faltam motivos para poupar energia elétrica. O consumidor, cada vez mais, procura produtos que agreguem este tipo de conforto e eficiência. A ZEF Climatic Table é um promissor gadget que se encaixa perfeitamente nessa tendência, numa linha chamada de ZEF – Mobília de Zero Energia (Zero Energy Furniture).
     Criada pelo designer industrial parisiense Jean-Sébastien Lagrange junto com seu compatriota o engenheiro Raphaël Ménard, a ZEF Climatic Table reinventa uma das primeiras criações humanas: a mesa. A novidade é que o móvel também controla a temperatura do ambiente sem usar eletricidade.
     À primeira vista, a ZEF Climatic Table não é muito diferente de uma mesa de design elegante com tampo de carvalho maciço e pernas anguladas. No entanto ela promete cortar os gastos com energia em até 60%. “Queríamos ver se era possível pensar as questões climáticas e energéticas a partir da produção de móveis”, conta Lagrange em entrevista ao portal Wired.
     Por baixo da mesa há uma série de materiais sensíveis às mudanças térmicas (PCMs) colocadas entre o tampo de madeira e a parte inferior de alumínio anodizado. Os materiais amolecem quando o ambiente atinge 71°F (aproximadamente 22°C), absorvendo (e armazenando) o excesso de calor, e, em seguida, ao endurecer faz cair as temperaturas, libertando o calor retido, com a ajuda do alumínio.
     O efeito é uma perceptível mudança na temperatura do ambiente. Basicamente, a ZEF Climatic Table trabalha como uma “esponja térmica”, absorvendo o excesso de calor na área ao redor do móvel e em seguida armazenando ou liberando essa energia térmica. De acordo com os inventores, a mesa pode reduzir a demanda por energia elétrica para aquecimento em até 60% e para refrigeração em até 30%.
     A ZEF Climatic Table é mais adequada para casas que não têm controle climático interno (como a maioria das residências brasileiras) e funciona melhor em locais com grandes variações de temperatura. Em cômodos onde faz calor num dia ensolarado e a temperatura cai à noite, a mesa seria capaz de manter o clima mais consistente.
     A parceria entre Lagrange e Ménard deve render mais frutos em breve, já que a dupla está planejando a criação de mais produtos da linha ZEF. Os dois afirmaram que planejam novos itens domésticos e projetos de iluminação em sua próxima série.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas