Aparelhos eletrônicos poderão ser usados em voos no espaça aéreo americano


     Passageiros de companhias aéreas americanas poderão usar seus dispositivos durante todo o voo nos EUA. Uma decisão judicial determinou que aparelhos eletrônicos, como notebooks, smartphones e tablets, poderão ser usados em aviões, inclusive durante a decolagem e o pouso.
     Em outubro de 2013, a FAA (Federal Aviation Authority, autoridade federal da aviação nos EUA) já havia determinado que o uso de aparelhos eletrônicos não deveria ser restringido em nenhum momento do voo. No entanto, a AFA (Association of Flight Attendants, associação dos atendentes de voo dos EUA) recorreu à decisão da FAA.
     Segundo a Associação, a FAA não havia cumprido os procedimentos legais adequados ao tomar sua decisão. Os atendentes de voo argumentaram também que o uso de tais dispositivos durante a decolagem e a aterrissagem poderia distrair os passageiros dos avisos de segurança que eram dados nesse momento.
     No fim de semana, no entanto, a corte do distrito de Columbia decidiu contra a AFA (e a favor do uso irrestrito de dispositivos eletrônicos durante o voo). Na decisão judicial, a corte argumenta que a FAA agiu dentro de sua autoridade. Cabe lembrar, no entanto, que a decisão foi tomada nos Estados Unidos.
     A EASA (Agência Europeia de Segurança da Aviação Civil) já havia liberado o uso de dispositivos móveis em setembro do ano passado na Europa (2014). Mas as companhias precisam realizar estudos próprios de segurança e fazer o pedido formal de liberação. No Brasil, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) também tomou uma decisão semelhante em outubro de 2014. As companhias devem receber em breve uma autorização para que os celulares possam ser usados em todas as fases do voo em território brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas