Google testa protótipos de veículos sem motorista nos Estados Unidos


     O Google anunciou, na última sexta-feira (15), que vai começar a testar protótipos de veículos autônomos no próximo verão (inverno aqui no Brasil) na cidade de Mountain View, na Califórnia, EUA. Eles ainda afirmaram que os carros já estão prontos e rodando em pistas de testes.
     Nos últimos anos, a Gigante das Buscas vem investindo bastante nesta área, e já tinha mais de 20 carros Lexus com esta tecnologia de direção autônoma rodando na cidade – sempre com um motorista humano ao lado, por segurança. Estes veículos alcançaram marcas expressivas e estavam rodando 16 mil km por semana no país.
     Com esta grande experiência e um feedback enorme do que fizeram com os Lexus, os desenvolvedores do Google agora já se sentem mais seguros para rodarem com seus próprios protótipos. Foram construídos 25 carros, que serão usados para aprimorar as capacidades do software de se preparar para situações que só encontra de fato na rua.
     “Temos orgulho do nosso histórico de direção e desenvolvimento até agora e esse novo estágio nos ajudará a compreender o que realmente significa termos veículos que se pilotam sozinhos no mundo”, diz a empresa.
      Os carros têm sensores que removem possíveis pontos cegos e detectam objetos a uma distância de mais de dois campos de futebol em todas as direções. Eles têm apenas dois assentos, espaço para malas, botões para começar e parar, além de uma tela que mostra a rota que o usuário está fazendo. O conceito é ser o mais prático possível.
     Cada protótipo anda, no máximo, 40 km/h e terá pilotos de segurança com um volante removível e pedais de acelerar e frear caso precisem assumir o controle do carro. Uma outra parte importante do teste é ver como outros motoristas e a população em geral se portam em relação aos veículos.

Fonte: Blog do Google


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas