Pesquisadores desenvolvem GPS que localiza com precisão de centímetros


     Pesquisadores da Universidade do Texas desenvolveram uma tecnologia que promete revolucionar o uso do GPS como conhecemos. O novo sistema é capaz de identificar a localização com precisão de centímetros. O estudo, que contou com financiamento da Samsung, pode impulsionar a adoção de entregas por drones e ser usado para melhorar a experiência em games de realidade virtual.
     A orientação de alta precisão já é conhecida e usada em trabalhos de mapeamento e topografia. No entanto, o seu uso não era massificado por conta do tamanho e o alto custo dos equipamentos necessários. A nova tecnologia usa materiais de baixo custo para construir um sensor de tamanho reduzido capaz de ser inserido em smartphones.
     O sistema de posicionamento global (GPS, em inglês) possui 24 satélites orbitando ao redor da Terra. Quando um dispositivo ativa o GPS – um receptor de carro ou um smartphone, por exemplo -, um mínimo de quatro satélites ficam responsáveis por enviar as informações de localização.
     Um receptor de GPS  usado atualmente tem uma margem de erro de cerca de 3 metros. O novo sensor é capaz de extrair mais informações dos satélites, ampliando em até 100 vezes a eficiência. Com a margem de erro do tamanho de uma moeda, o novo GPS poderia permitir um drone autômato diferenciar uma janela lado a lado em um prédio e entregar uma pizza na certa, por exemplo.
     Até chegar ao mercado, o novo GPS ainda precisa passar por mais testes. Acredita-se que, por conta do patrocínio da Samsung, lançamentos futuros da empresa devem contar com a nova tecnologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas