Google lança operadora de celular nos Estado Unidos


     O Google, gigante da internet, revelou o Project Fi, uma iniciativa para fornecer acesso de dados em território americano com a promessa de ter sempre a rede mais veloz.
     Como? Ao se associar às operadoras Sprint e T-Mobile. Na prática, o Google montou uma operadora virtual de celular, conforme um dos executivos já havia adiantado durante a Mobile World Congress deste ano. O buscador vai alugar a estrutura de rede das duas empresas para fornecer seu próprio serviço. O plano mais básico custará 20 dólares.
     Primeiro de tudo, o pulo do gato: o Project Fi só funciona em celulares Nexus 6. De acordo com o Google, isso se deve à combinação de hardware, software e conectividade móvel necessários para prover o serviço. O gigante da internet afirmou ainda que só o Nexus mais recente é compatível com o SIM card deles.
     Os engenheiros criaram uma tecnologia que automaticamente migra para a melhor rede, garantindo a conexão mais veloz. Se a T-Mobile tiver cobertura 3G, enquanto a Sprint oferece 4G LTE naquela região, o smartphone fará essa mudança "automagicamente". O recurso também funciona com pontos de acesso Wi-Fi espalhados pelos Estados Unidos. O Google disse que já existem 1 milhão deles. E o melhor: a troca de dados será criptogradada – numa espécie de VPN gerido pelo buscador.
     O gasto com telefonia no Project Fi começa em 20 dólares mensais. Por esta cifra, os assinantes terão os seguintes serviços ilimitados: chamadas, mensagens de texto e tethering por Wi-Fi (o hotspot pessoal), além da cobertura internacional em mais de 120 países.
     O pacote de dados com 1 GB custa 10 dólares. Se o sujeito usar 3 GB, vai pagar 30 dólares naquele mês – além da assinatura básica de 20 dólares. Se usar menos do que o previsto, o Google dará créditos na conta seguinte.
     O buscador ressaltou que acredita na cobrança em que o cliente paga exatamente por aquilo que utilizou. Se ele usar somente 350 MB num mês, vai pagar o valor proporcional: 3,50 dólares.
     A parte mais nebulosa do anúncio de hoje está relacionada às chamadas telefônicas. Na página de perguntas frequentes há a questão: “Em quais dispositivos posso fazer chamadas e mandar mensagens usando meu número?” O Google responde que o recurso é opcional e poderá ser usado em qualquer aparelho que tenha o Google Hangouts, incluindo o Android e o iOS. Isso quer dizer que o Google permitirá exclusivamente o VoIP? Não ficou claro para mim. De qualquer forma, o Hangouts nos Estados Unidos e também no Brasil oferece o recurso de telefonar para números convencionais (mais ou menos como o Skype).
     O Project Fi não tem planos familiares nem taxas para encerrar o contrato. Ou seja, sem fidelidade de 12 meses, algo tão comum aqui no nosso país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas