LG desenvolve TV OLED de menos de 1 mm de espessura


          A tendência atual são telas com resoluções cada vez maiores. Mas a indústria não abandonou a ideia de desenvolver displays fininhos. Prova disso é a mais recente proeza da LG: a companhia apresentou uma TV OLED que tem menos de 1 mm de espessura – 0,97 mm, para ser exato.
     O painel possui 55 polegadas e pesa apenas 1,9 quilo. Com essa leveza toda (para uma TV grandalhona), a LG pôde implementar outra ideia: a fixação do dispositivo à parede é feita com imãs, como se houvesse cola atrás da tela.
     Essa “colagem” é feita de modo semelhante à colocação de um cartaz na parede. Além de fina, a tela é flexível, portanto, não há problema em dobrá-la ligeiramente para facilitar o transporte e a própria fixação.
     Por enquanto, a tela não passa de um protótipo. A LG não descarta a ideia de lançar uma TV fininha assim, mas, no momento, a preocupação da companhia está em demonstrar os avanços da sua tecnologia.
     A LG aposta fortemente no OLED para a atual e as futuras gerações de telas porque a tecnologia é baseada em uma camada orgânica que, por emitir luz própria, dispensa a necessidade de iluminação de fundo. Assim, o OLED viabiliza não só a construção de painéis de espessura reduzida como também a fabricação de telas curvadas – assunto, aliás, discutido recentemente no Tecnocast 020.
     Com o protótipo, a LG deixou claro que, do ponto de vista técnico, a tecnologia está mesmo bastante avançada. O problema atual são os custos elevados da produção de painéis OLED. É por isso que as TVs do tipo (a grande maioria, com mais de 50 polegadas) são tão caras.
     Esse problema deve ser amenizado logo, no entendimento da LG. A companhia está aumentando a sua produção de telas OLED. A oferta maior pode ajudar a diminuir os preços dos aparelhos. A intenção é fabricar 600 mil TVs do tipo neste ano e 1,5 milhão em 2016.

Fonte: CNET

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas