Um novo mercado para smartphones usados


      Demorou, mas comprar e vender celular usado virou negócio “de gente grande”.
     Na Europa, já é bem comum empresas especializadas em comprar e revender celulares usados, seja pela consciência ecológica de reutilização ou pela praticidade do negócio em si. Aqui no Brasil, áreas como imóveis e automóveis trabalham com um vasto mercado de usados.
     Quando o assunto são os smartphones, o destino dos usados fica entre a gaveta e uma ou outra venda eventual. Se o objetivo fosse comprar um usado, então as coisas ficavam ainda mais difíceis. Na maioria das vezes, era necessário recorrer a vendedores sem nenhuma garantia de idoneidade, em sites de leilão virtual, fazendo da compra de um celular usado uma atividade alto risco.
     Para resolver esta questão, o nicho conhecido como “recommerce“, termo que designa empresas que negociam com itens usados, chegou ao mercado de smartphones e tablets. A iniciativa demanda pouco espaço e pouco investimento inicial e, por esta razão, tem atraído empresários de pequeno porte e gente fissurada em tecnologia. Bom conhecimento técnico, no entanto, é imprescindível para avaliar os equipamentos.
     Aqui no Brasil já existem várias empresas atuando nesse nicho, com pequenos detalhes, todas seguem mais ou menos os mesmos protocolos. Cadastrar o aparelho, saber a avaliação, enviar o aparelho para inspeção e, em se confirmando as condições informadas, receber o valor acordado.
     A startup Brused, especializada em aparelhos da Apple, compra e vende iPhones, iPads, iPods e até Macbooks, também aceita trocas com diferença em dinheiro, mas só recebe aparelhos funcionando e sem defeitos. Há previsão de iniciar em breve a compra de aparelhos com defeito, que serão reparados e depois vendidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas