Power Bank, a bateria de bolso para o seu celular


     Os smartphones não são equipados com baterias tão potentes e acabam não durando o tempo que desejariam os usuários. Pensando nisso, alternativas como as baterias do tipo power bank estão se tornando populares para aparelhos com Android, iOS e Windows Phone. Sempre que for necessário, basta conectar o dispositivo portátil no celular ou tablet para ganhar mais algumas horas de uso longe da tomada. Veja como funciona essa tecnologia e como escolher o modelo ideal para você.
     Baterias power bank são parecidas com os modelos de íons de lítio que acompanham os smartphones, mas com uma diferença fundamental: elas podem tanto fornecer quanto receber recarga de energia por meio de portas USB. Tipicamente, há três tipos de baterias assim: as que vêm acopladas em cases, as USB de bolso e as com recarga solar.
     O primeiro tipo, em formato de case, é bem comum por ser prática para usar. Afinal, o usuário não precisa carregar nada além do próprio aparelho com uma "capa" mais robusta. A desvantagem é que, quanto mais capacidade de armazenamento de energia, mais pesado o aparelho fica por causa da case extra, e a bateria só pode ser carregada conjuntamente com o celular na tomada.
     O segundo tipo, com entrada USB (foto), é indicado para quem não quer carregar um celular mais pesado, mas quer a facilidade de poder recarregar sua bateria sempre que necessário. Um power bank de bolso pode ser reabastecido sempre que houver uma porta USB por perto, portanto pode ficar facilmente conectada ao computador enquanto o celular é utilizado de forma independente.
     O terceiro tipo é o mais caro, com energia solar, mas o mais versátil. Isso porque baterias power bank solares têm, além de células de recarga fotossensíveis, a mesma porta USB de baterias de bolso. Assim, elas podem ser usadas em ambientes abertos ou fechados – mas, vale levar em conta que a recarga por luz do sol pode demorar ainda mais que via USB.
     Tanto a solar quanto a USB convencional podem recarregar não só celulares, mas câmeras fotográficas, alto-falantes portáteis, GPS, MP3 players e até tablets, dependendo da capacidade da power bank. Ou seja, praticamente tudo o que é alimentado por USB.
Como escolher
     Há diversos modelos de baterias do tipo power bank no mercado. É necessário saber a quantidade de ciclos que o equipamento suporta. Geralmente, quanto mais cara a bateria, mais tempo ela suporta até que comece a perder carga. Tipicamente, baterias de 500 ciclos são as melhores que se pode comprar, já que elas duram até um ano e meio de recarga diária.
     Caso o fabricante não estipule a quantidade de ciclos, verifique sempre o tipo de células que ela carrega. Baterias de polímeros de lítio oferecem mais capacidade e mais durabilidade que as de íon de lítio, e por isso costumam custar mais.
     Quanto à capacidade, basta verificar a bateria original do seu telefone e fazer um cálculo simples. Se ela vier de fábrica com 2.070 mAh, como a do Moto G, uma bateria portátil de 4.000 mAh será suficiente para quase duas cargas antes de precisar ser reabastecida.
     Depois de escolher e adquirir a sua, procure evitar recargas completas, indo de 5% a 100%, por exemplo, para manter sua power bank com uma vida útil longa – com o tempo, será difícil viver sem uma dessas por perto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas