Cientistas implantam células humanas em ratos e eles ficam mais inteligentes


     Parece ficção científica, mas não é. Ratos criados com células humanas no cérebro já resultam em animais mais inteligentes que seus ancestrais. A experiência não tenta imitar a ficção, mas sim entender a evolução de doenças no cérebro humano.
     Os ratos modificados ainda têm neurônios de ratos. Estas células compõem praticamente metade do volume contido no cérebro. Entretanto, as células gliais, aquelas que suportam os neurônios, são todas humanas. “Ainda é um cérebro de rato”, diz Steve Goldman, da Universidade de pesquisa médica de Nova York, “mas todas as células não neuronais são humanas”.
     Para o experimento, células imaturas retiradas de fetos humanos foram injetadas em roedores filhotes, onde cresceram e viraram astrócitos, um tipo de célula glial em forma de estrela. As células humanas assumem lugar no cérebro do rato se multiplicando ocupando metade do espaço cerebral. “Parece que as células do rato fogem, enquanto as humanas tomam conta do lugar“, diz o cientista.
     Uma série de testes de memória e cognição foram feitas para examinar os ratos e concluiu-se que os novos ratos são muito mais inteligentes que os ratos comuns, sem células humanas. De modo geral, sua capacidade intelectual aumentou em até 4 vezes a de um rato normal.
      O procedimento poderia ser repetido em outros animais mas, resta concluir o que seria ético ou não. Mas imagine seu gato ou cachorro 4 vezes mais inteligente?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas