O Observatório Sphinx – A Ciência no Topo do Mundo


     Pode parecer que é o refúgio de supervilão de um filme de James Bond, mas este é o Observatório Sphinx, que está localizado a uma altitude acima de 3500 metros.
     Ele está situado no Jungfraujoch, na Suíça. Em uma surpreendente localização a 3.571 metros acima do nível do mar, o observatório Sphinx, nos Alpes suíços, é a mais alta estrutura já construída na Europa.
     O pico Sphinx começa a partir do Jungfraujoch, no lado do Valais da Grande Aletsch Glacier. Felizmente, para aqueles que não têm a constituição física de uma cabra de montanha, há um elevador até o topo. Lá, em uma plataforma de observação diminuta, o Observatório Sphinx está localizado.
     Não é de admirar que este lugar seja conhecido como o Topo do Mundo, na Suíça. Chegar lá, também, não é para os fracos de coração. Se você está na cidade mais próxima, Berne, você pode fazer uma viagem de trem por 45 minutos para a parte inferior dos Alpes. De lá, você tem que pegar vários outros trens (ao longo de um período de 3 horas) para levá-lo até o local.
     A Esfinge serve como um local neutro, bem como um observatório estelar. Não parece muito grande, mas abriga quatro laboratórios, bem como a cúpula astronômica. Experimentos científicos também são realizados em seus dois terraços. Há ainda espaço para uma pequena estação de observação do tempo.
     O instrumento de observação na cúpula astronômico é um telescópio de 76 centímetros e é parte do espectrômetro de energia solar, do Instituto de Astrofísica e Geofísica da Universidade de Liège, na Bélgica, e o experimento “LIDAR”, realizado pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne, na Suíça. Muitos experimentos de longa duração são instalados permanentemente nos laboratórios da esfinge.
    Os visitantes do local são bem-vindos, mas a única acomodação para pernoite no observatório é reservada para os pesquisadores e cientistas.
      Então, chegar ao cume do monte Jungfraujoch pode ser uma grande aventura e este não é um lugar para visita casual. Você tem que descer a montanha antes que noite caia.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas