Bristlecones – As milenares árvores contorcidas do deserto americano


     Elas viveram milênios. Dispersas em bosques subalpinos no oeste dos Estados Unidos, algumas dessas árvores antigas têm mais de 5.000 anos de idade. Eles contêm em suas fileiras os mais antigos e conhecidos os indivíduos de todas as espécies na Terra. Seus galhos retorcidos, formados ao longo de inúmeros anos esticam para o céu sublimemente e expressivamente. O que poderiam estes antigos imóveis ter testemunhado em épocas passadas?
     Mas, por que esses pinheiros ficaram tão contorcidos? A resposta está na madeira do bristlecone. É tão densa e resinosa que é particularmente resistente ao ataque por insetos. Pela mesma razão, é quase impermeável ao ataque de fungos ou quaisquer outros vexames potenciais que seus arredores podem infligir. Seus vizinhos, espécies menos resistentes e tenazes, murcham e morrem: ainda o bristlecone perdura - muitas vezes até mesmo depois da morte.
     Estas árvores incríveis nem sempre olham para o lado. Quando jovens, seus ramos são lisos e retos. Eles têm inimigos, as forças que podem corroer até pedra: os elementos. Vento, chuva, sol e frio - esses inimigos conspiram para destruir esses pinheiros primitivos ao longo do ano, mas apesar de terem deixado suas cicatrizes, todos falharam. O pinheiro bristlecone torna-se com a idade, torcido, contorcido, deformado. Estas formas bizarras, apesar de sua aparência, causam em nós admiração, quando nos deparamos com estas árvores incríveis.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas