Uma árvore que recarrega celular, oferece Wi-Fi e ainda gela água


     Uma companhia israelense lançou uma árvore artificial capaz de gerar energia elétrica. Chamada de eTree, a árvore tem “folhas” capazes de captar luz solar através de receptores, menores do que os convencionais encontrados em telhados. A novidade produz o suficiente para alimentar portas USB para celulares, roteadores Wi-Fi e um sistema de refrigeração de água.
     O objetivo do projeto é tornar os painéis solares mais comuns de serem encontrados em parques e outros ambientes abertos de modo que qualquer pessoa tenha acesso à tecnologia. Há vários modelos do equipamento disponíveis. Uma “árvore” de sete painéis, por exemplo, consegue gerar 1,4 killowatts para recarregar 35 notebooks ao mesmo tempo.
     Um parque cheio de eTrees conseguiria abastecer diversos eletrônicos ao mesmo tempo, como displays de publicidade, e ainda oferecer interação entre usuários da tecnologia no mundo inteiro. A Sologic, dona do projeto, planeja criar em breve uma espécie de chat entre eTrees instaladas no planeta.
     Mas o produto ainda é considerado caro. Mesmo que os compradores sejam gestores públicos, o valor de US$ 100 mil (aproximadamente R$ 248 mil em conversão direta) pode ser alto demais para popularizar a tecnologia em países de terceiro mundo, por exemplo.
     No lançamento do ano passado, a Claro dispunha de 1.500 aparelhos para todo o Brasil considerando todas as cores e capacidades dos iPhones 5s e 5c. Resta saber se a Apple fornecerá mais aparelhos para vender desta vez. Quem compra o aparelho fidelizado a um plano normalmente tem desconto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas