Regas de velocidade de internet mudam no Brasil


     Desde o sábado (1º), entrou em vigor uma nova regra da Anatel que estabelece que a velocidade média das conexões de banda larga não possam ser inferiores a 80% do que foi contratado pelo usuário. Desde novembro de 2013, a velocidade média da taxa de transmissão contratada era de 70%.
     Outro ponto a ser notado é que a mesma regra estipula uma velocidade mínima de 40% do contratado. Porém, para manter a média de 80% no mês, as operadoras poderão aumentar a velocidade de alguns dias para compensar baixas velocidades em outros – o que explica muito sobre os dias em que nossa conexão está mais lenta do que uma tartaruga.
     Vale lembrar, no entanto, que esses 80% não dizem respeito a velocidade prática de download, que determina o tempo para baixar algum arquivo. Para isso, é necessário fazer o teste de velocidade da conexão – o recomendado pela Anatel é o da Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga, disponível aqui.
     Se a sua internet continuar e/ou ficar ruim e você sentir que a velocidade média não está nos 80% mensalmente, a Anatel recomenda que você faça uma denúncia em seu site para que as operadoras possam ser penalizadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas