Galileu tinha razão


     Um dos experimentos científicos mais famosos que nunca aconteceram foi Galileu demonstrando que a aceleração da gravidade é constante independente da massa dos objetos envolvidos. Ele teria lançado balas de canhão de pesos diferentes do alto da Torre de Pisa, blá blá blá. Na verdade ele fez experimentos com planos inclinados, e demoliu a teoria gravitacional aristotélica.
     A Teoria da Gravitação Universal teria que esperar por Isaac Newton, nascido no ano da morte de Galileu, mas desde então convivemos com conceitos não intuitivos, como um quilograma de chumbo pesar o mesmo que 1 kg de espuma, ou que um martelo e uma pena caem na mesma velocidade, se não houver resistência do ar.
     Isso foi demonstrado lindamente durante a missão da Apollo XV, quando o astronauta Dave Scott soltou uma pena e um martelo na superfície da Lua.
     Agora temos uma demonstração ainda mais impressionante, cortesia da BBC e da NASA.
     A Space Power Facility é uma câmara de vácuo construída em Ohio para testar espaçonaves. São 37 metros de altura, 30 de diâmetro e, para bombear o ar todo para fora leva 3 horas. A câmara é especialmente construída para resistir à pressão atmosférica, que não é brinquedo não.
     Nessa câmara Brian Cox, da BBC acompanhou um experimento onde uma bola de boliche e um conjunto de penas foram soltos no vácuo. O resultado é bem mais dramático do que a versão lunar.
 Assista ao vídeo:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas