Tecnologia a favor da educação


por Rebeca Fernandes

     A utilização de laptops, celulares, tablets e o aumento no acesso à internet estão cada vez mais frequentes dentro das salas de aula, por parte dos alunos.
     Em um mundo cada vez mais globalizado, as novas tecnologias permitem acesso rápido à informação e à interação online, através das redes sociais.
     Para a professora Léa da Cruz Fagundes, coordenadora de pesquisa do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista no tema, a utilização de computadores é essencial para mudar a cultura do ensino nas escolas. "Os recursos digitais podem ajudar a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades e competências de um futuro cidadão digital", afirma.
     Os jogos também se mostram como opções de dinâmica de ensino. Em 2013, uma escola de Estocolmo, na Suécia, foi destaque na mídia por incluir um jogo online como disciplina curricular obrigatória.
     Os educadores da instituição afirmam que o Minecraft, jogo parecido ao Lego, por permitir construções em blocos, trouxe noções de planejamento e estímulo  criatividade aos alunos. Apesar da idéia de usar jogos como ferramenta principal de aprendizado, o método continua sendo muito discutido por educadores do mundo todo e, ao mesmo tempo, muito desconhecido.
     Atualmente há projetos e estudos sobre a utilização de jogos na aprendizagem, conduzidos por pesquisadores de instituições respeitadas como Harvard, MIT (Massachusetts Institute of Technology), Georgia Tech, Universidade de Wisconsin-Madison, Carnegie Mellon, Oxford, Universidade de Copenhagen entre outras. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas