Pin It button on image hover

O Blog do Bega

Sobral, onde a luz fez a curva.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A famigerada pasta DCIM


     Você tirou fotos com sua câmera digital (ou então com o celular) e, na hora de passar tudo para o computador, notou que todas as imagens estavam armazenadas em um mesmo local: a pasta DCIM. Se você já se intrigou pensando no motivo dos arquivos sempre estarem em um diretório com este nome, agora é a hora de encontrar respostas!
Por que DCIM?
     Antes de tudo é bom explicar que DCIM é um acrônimo para “Digital Camera Images” ou, em português, Imagens da Câmera Digital.  Só pelo nome do diretório já é possível saber o motivo pelo qual ele é responsável por guardar as fotos. O fato é que sempre que um equipamento capaz de tirar fotografias identifica um dispositivo de armazenamento (como um cartão de memória) ele busca pela pasta DCIM e, caso ainda não exista, a pasta é criada.
     A norma que colocou DCIM como diretório padrão para imagens em uma câmera digital foi definida pela Associação Japonesa das Indústrias de Tecnologia em Informação e Eletrônicos (Jeita na sigla em inglês) por meio da especificação DCF (Design rule for Camera File System). A DCF normatizou formatos e sistemas de arquivos, o que inclui a estrutura de pastas.
     Muitos aplicativos que trabalham com importação e edição de imagens são desenvolvidos para encontrar a pasta DCIM em um equipamento conectado ao PC. Isto faz com que seja desnecessário varrer o dispositivo todo atrás de imagens, bem como impede com que imagens não capturadas pela câmera sejam importadas.
Postar um comentário