Vida na terra pode ter vindo de outro planeta


     Uma das universidades mais prestigiosas do mundo sugeriu que a origem da vida em nosso planeta pode ser extraterrestre. Isto significa que eles acreditam que alienígenas povoaram a Terra? Não, calma aí. Significa que alguns elementos essenciais para a vida podem ter sido formados no espaço e trazidos para cá através do choque com um cometa.
     Em conjunto com a Universidade do Havaí, em Manoa, a Universidade da Califórnia em Berkeley conduziu um estudo simulando condições próximas as do espaço. Uma câmara de ultra vácuo refrigerado a 10K (10 graus acima do 0 absoluto) foi responsável por fazer a simulação de uma bola de neve, com dióxido de carbono, amônia e vários hidrocarbonetos, no espaço. Em seguida ela foi bombardeada com elétrons de alta energia para simular os raios cósmicos.
     Para a surpresa, dali foram gerados dipeptídeos e aminoácidos, que são compostos orgânicos muito importantes para que exista vida. Daí levanta-se a possibilidade de que esses elementos tenha chegado à Terra, ajudando no processo que resultou na geração de vida. E uma maneira plausível é a de que podem ter chegado aqui através de algum cometa que se chocou com nosso planeta, catalisando a formação de proteínas e enzimas, por exemplo.

Fonte: University of California, Berkeley

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas