Sensação de frio pode ser desligada


     Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia descobriu algo incrível. De acordo com seus estudos, é possível “desligar” a sensação de frio, e tudo isso sem afetar habilidades como a de sentir calor ou a do tato. Isto se dá graças a eliminação de uma proteína produzida por células presentes na pele chamada TRPM8.
     Os cientistas acreditavam que havia relação entre essa proteína e a sensação de frio, então eles isolaram e depois removeram as células responsáveis por sua produção em ratos de laboratório. Depois realizaram testes para se chegar à constatação.
     No teste, que estudou tantos ratos normais quanto os sem a proteína, ambos foram colocados em uma superfície que possuía várias temperaturas. Estas iam de 0 a 50°C. O grupo dos ratos normais evitavam as temperaturas mais extremas, ficando sempre próximos à temperatura ambiente. Já o outro grupo evitava as temperaturas de bastante calor, mas não as de frio que poderiam ser até mesmo dolorosas. Além disso, constatou-se também através de testes que foram realizados, segundo a Info, que eles não perderam a habilidade do tato.
     A sensação de frio é um importante mecanismo de proteção para os animais. O objetivo de se estudar proteínas responsáveis por ele, além de outras envolvidas nas sensações, é conseguir compreender o funcionamento desses mecanismos e como isso pode acarretar no desenvolvimento de novos medicamentos que atuem no tratamento de dores em humanos.

Fonte Blogspop

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas