Dish, a nova operadora de TV por assinatura no Brasil


     Vem aí mais um competidor no mercado de TV por assinatura brasileiro: é a Dish, uma das principais operadoras de TV nos EUA. Por lá, a empresa atua com a tecnologia DTH (Direct to Home, via satélite) e é a principal concorrente da DirecTV, que opera no Brasil por meio da Sky. De acordo com a Folha de S.Paulo, a Dish deverá iniciar suas operações ainda este ano.
     O grupo Dish arrematou em 2011 uma licença para lançar um satélite que cobriria o Brasil. A operadora estava disputando o leilão junto com a Sky, e a Dish venceu o processo de compra com um altíssimo ágio de 3.500% em relação ao seu preço inicial – só para ter uma ideia, o maior ágio do leilão de frequências para o 4G foi de 34%, no lote nacional de frequências arrematado pela Claro.
     No mercado norte-americano, a Dish é conhecida por oferecer um serviço de TV por assinatura de baixo custo. Durante a CES 2013, a operadora apresentou diversas novidades, como um recurso de TV Anywhere, que permite assistir à transmissão de TV ao vivo por meio de smartphones conectados à internet, além de um line-up de decodificadores de dar inveja a qualquer operadora. Por lá, a operadora trabalha com satélite e oferece serviços de internet banda larga e telefone através de sua operadora virtual. A Dish utiliza a rede da AT&T, Verizon e outras operadoras regionais para oferecer um pacote triple-play.
     O mais estranho de toda essa história é que o pedido de outorga contempla apenas os estados de São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro, e a tecnologia utilizada pela operadora permite abrangência em todo o território brasileiro. O grupo tentou firmar parcerias com operadoras locais como Oi e Vivo, mas até o momento não houve sucesso nas negociações.
     É um bom momento para a chegada de uma nova fornecedora de serviços de TV por assinatura. De acordo com dados da Anatel, o Brasil fechou fevereiro com 16,7 milhões de assinantes de TV paga, com um crescimento de 0,98%. Estados das regiões Norte e Nordeste foram o que mais contribuíram para o setor. Se a proposta da Dish no Brasil for a mesma do mercado americano – oferecer serviços mais baratos com equipamentos de ponta – com certeza fará o maior sucesso.

Fonte: Gizmodo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas