Dish, a nova operadora de TV por assinatura no Brasil
Vem aí mais um competidor no
mercado de TV por assinatura brasileiro: é a Dish, uma das principais
operadoras de TV nos EUA. Por lá, a empresa atua com a tecnologia DTH (Direct
to Home, via satélite) e é a principal concorrente da DirecTV, que opera no
Brasil por meio da Sky. De acordo com a Folha de S.Paulo, a Dish deverá iniciar
suas operações ainda este ano.
O grupo Dish arrematou em 2011 uma licença
para lançar um satélite que cobriria o Brasil. A operadora estava disputando o
leilão junto com a Sky, e a Dish venceu o processo de compra com um altíssimo
ágio de 3.500% em relação ao seu preço inicial – só para ter uma ideia, o maior
ágio do leilão de frequências para o 4G foi de 34%, no lote nacional de
frequências arrematado pela Claro.
No mercado norte-americano, a Dish é
conhecida por oferecer um serviço de TV por assinatura de baixo custo. Durante
a CES 2013, a operadora apresentou diversas novidades, como um recurso de TV
Anywhere, que permite assistir à transmissão de TV ao vivo por meio de
smartphones conectados à internet, além de um line-up de decodificadores de dar
inveja a qualquer operadora. Por lá, a operadora trabalha com satélite e
oferece serviços de internet banda larga e telefone através de sua operadora
virtual. A Dish utiliza a rede da AT&T, Verizon e outras operadoras
regionais para oferecer um pacote triple-play.
O mais estranho de toda essa história é
que o pedido de outorga contempla apenas os estados de São Paulo, Distrito
Federal e Rio de Janeiro, e a tecnologia utilizada pela operadora permite
abrangência em todo o território brasileiro. O grupo tentou firmar parcerias
com operadoras locais como Oi e Vivo, mas até o momento não houve sucesso nas
negociações.
É um bom momento para a chegada de uma
nova fornecedora de serviços de TV por assinatura. De acordo com dados da
Anatel, o Brasil fechou fevereiro com 16,7 milhões de assinantes de TV paga,
com um crescimento de 0,98%. Estados das regiões Norte e Nordeste foram o que
mais contribuíram para o setor. Se a proposta da Dish no Brasil for a mesma do
mercado americano – oferecer serviços mais baratos com equipamentos de ponta – com certeza fará o maior sucesso.
Fonte: Gizmodo
Comentários