Raio laser ao invés de ondas de rádio


          A Nasa está desenvolvendo uma nova maneira de entrar em contato com a Estação Espacial Internacional. A OPALS  - sigla para Optical Payload for Lasercomm Science - é uma tecnologia que permitiria a comunicação através de raios laser. A novidade aumentaria a transferência de dado em milhares de vezes em relação à maneira atual, que é feita via ondas de rádio.
     Os raios laser enviados do espaço serão captados por câmeras que detectam sua trajetória e decodificam seus dados. Por enquanto, as informações vão para o Jet Propulsion Laboratory’s Optical Communications Telescope Laboratory, localizado na Califórnia. No entanto, as estações devem ser alteradas com o tempo.
     “O objetivo dessa tecnologia de comunicação ótica é de aumentar os dados científicos para missões futuras”, informou Baris Erkmen, cientista do OPALS no Jet Propulsion Nasa Laboratory. Para ele, as expedições espaciais estão gerando mais informações do que são capazes de transmitir. Por esse motivo, a invenção visa melhorar a capacidade da agência espacial para obtê-las no futuro.
     Os testes serão feitos principalmente com vídeos, buscando otimizar a comunicação e a filmagem ao vivo na atmosfera. Esse será o único trabalho com a nova tecnologia OPALS, que deve captar o feixe laser ao invés de simplesmente captar um sinal de rádio, como é feito nos dias de hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas