Um anemômetro para smartphones


     Anemômetros, como aprendemos no colégio, não servem para medir a concentração de anêmonas no oceano, mas sim para indicar a velocidade do vento. São muito úteis para um monte de profissões e atividades.
     O projeto no Kickstarter pretende criar mais um, e não seria notícia se não fosse por um pequeno detalhe: Ele não contém nenhum componente eletrônico.
     O anemômetro em questão é feito quase inteiramente de plástico, e é 100% passivo (ui!). Ele usa o buraco do fone de ouvido apenas para se fixar. Mesmo assim consegue funcionar, e wireless. Magia?
     Tecnologia e criatividade. Eles colocaram dois ímãs no rotor do aparelho. Quando o bicho gira, é formada uma perturbação no campo magnético local. Isso gera interferências na bússola que todo celular decente tem. Um software safadinho detecta as oscilações, aplica um algoritmo e determinar a velocidade de rotação dos dois magnetos.
     Estão desenvolvendo Apps para iOS e Android. O projeto foi lançado dia 18, já tendo acumulado 7.800 das 20 mil Libras Esterlinas almejadas. Com certeza esse vai ultrapassar a meta. Estou quase colaborando com um qualquer, só pela solução elegante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas