Jornalistas da Globo não podem mais citar o Facebook e o Twitter
Depois de proibir que
empresas do grupo postem links em suas páginas do Facebook, a Globo deu outro
passo em direção oposta às mídias sociais.
Desta vez, teria sido baixado decreto
interno impedindo que os programas da casa citem os nomes Facebook e Twitter.
As redes só devem ser mencionadas em último caso, conforme noticia a Folha de
S. Paulo.
Sempre que houver necessidade de se falar
dos sites, o Facebook deverá ser substituído por "uma grande rede
social" e o Twitter, por "rede social de mensagens curtas".
Ao
Olhar Digital, a emissora explicou que, "por política comercial da Globo,
marcas quando citadas são entendidas como merchandising".
É a segunda investida do maior grupo de
comunicações de país contra o segmento que domina a internet. No começo de
abril, veículos como Época (da Editora Globo) e G1 deixaram de publicar links
no Facebook.
As postagens, desde então, vêm
acompanhadas de convites como "entenda no site".
Mais tarde, Juarez Queiroz, CEO da
Globo.com, justificou em entrevista que o Facebook é irrelevante, em termos de acesso.
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