Peña de Bernal: Agora oficialmente a mais alta rocha do mundo


     Há cerca de 8,7 milhões de anos no Centro Norte do México, um par de placas tectônicas se chocaram. Uma delas foi forçada sob a outra e afundou para o manto da Terra. A atividade vulcânica resultante formou uma rocha  que, após o endurecimento, eventualmente, forçadas entre si, emergiram como um tampão sólido para a superfície. Esta atividade deve ter criado a Peña de Bernal, que resistiu à passagem do tempo muito bem. Recentemente, foi declarada como  o monólito mais alto na Terra.
     Ela está localizada no estado mexicano de Querétaro, e finalmente adquiriu este status. Por muitos anos, os cientistas tinham o Rock of Gibralta da África do Sul e o  Pão de Açúcar no Brasil como maiores do que o monólito mexicano. No entanto, a revista Geosfera finalmente resolveu a competição e declarou que Peña de Bernal é realmente a mais alta rocha em pé do mundo livre.
     Surpreendentemente, demorou muito para a rocha ser medida com precisão em termos de altura. No entanto, uma equipe da Universidade Nacional Autônoma do México finalmente resolveu o problema do monólito de uma vez por todas. A rocha tem 1.421 pés de altura (433 metros), que é maior do que a Gibraltar que mede 1398 pés (426m) e o Pão de Açúcar que está atrás em terceiro com 1.299 pés (396m).






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas