Mapa mostra os locais mais conectados no mundo


     A Internet é um sistema global de redes de computadores que cobre o mundo inteiro, mas isto não significa que as várias máquinas e servidores que a compõem estejam distribuídos de forma homogênea através do globo. Graças a John Matherly, fundador da empresa Shodan, é possível revelar onde estão localizados todos os computadores conectados à Internet e a concentração de PCs online.
     A imagem do mapa revela o que já era esperado: a maior concentração de equipamentos conectados no mundo está nos Estados Unidos – em especial a parte leste do país – e na Europa. No Brasil também não há nenhuma novidade, com a maior concentração localizada nas regiões Sul e Sudeste.
     Outros pontos com alta concentração são a Índia e o Japão, mas são os locais com poucos computadores que chamaram a atenção dos internautas. O mapa também foi publicado no Reddit, onde os usuários conseguiram identificar os equipamentos localizados nos pontos mais remotos do mundo. Segundo um deles, por exemplo, o ponto solitário encontrado na Groelândia seria uma estação meteorológica americana conectada à rede.
     O mapa criado por Matherly foi feito através de um ping – um procedimento que consiste em enviar um pacote de dados para um computador e medir a velocidade da conexão – em todos os computadores conectados à Internet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas