Stonehenge - novos monumentos encontrados ao seu redor



   Stonehenge (do inglês arcaico "stone" = pedra, e "hencg" = eixo) é um alinhamento megalítico da Idade do Bronze, localizado na planície de Salisbury, próximo a Amesbury, no condado de Wiltshire, no Sul da Inglaterra.
     Constituí-se no mais visitado e conhecido círculo de pedras britânico e, até hoje, é incerta a origem da sua construção, bem como da sua função, mas acredita-se que era usado para estudos astronômicos, mágicos ou religiosos.
      Um dos maiores mistérios da arqueologia acaba de ficar ainda mais enigmático. Arqueólogos acabam de descobrir mais 15 monumentos, poços e carrinhos de mão neolíticos enterrados ao redor das pedras conhecidas como Stonehenge.
     A descoberta faz parte da “The Stonehenge Hidden Landscape Project”, uma iniciativa que busca desvendar os segredos enterrados da região utilizando técnicas não invasivas (como um radar e um scanner de laser 3D) para criar um mapa detalhado do subsolo de uma área de 10 km² em torno do monumento pré-histórico.
     Em 2007, outra construção já havia sido localizada nas redondezas do Stonehenge. De acordo com os arqueólogos, a intitulada Cursus parece ser um tipo de estrada que se alinha ao nascer do sol da Primavera e do Outono (imagem abaixo), dando mais força à ideia de que a área e seus monumentos eram utilizados para cerimônias ligadas à astronomia.
     Com as novas descobertas, é possível dizer que Stonehege é o local de ocupação mais antigo da Bretanha, com uma data aproximada de 8820 a.C.
     Para Vince Gaffney, professor e arqueólogo da Universidade de Birmingham, os achados “transformaram completamente” a visão do monumento histórico. “No entanto, até começarmos a cavar, não vamos saber exatamente o que temos”, disse ao The Smithsonian.
     Bom, pelo menos podemos descartar completamente a ideia de que as pedras foram colocadas por alienígenas!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas