Conheça o Strati, um carro construído por uma impressora 3D


          A empresa norte-americana Local Motors desenvolveu o Strati, o primeiro carro a ser produzido por impressora 3D. O design do veículo levou anos para ser projetado, mas a impressão tridimensional do automóvel durou apenas 44 horas. Somente sua carcaça foi fabricada com a tecnologia. Ele foi montado durante um evento nos Estados Unidos.
     O carro foi construído, ao vivo, na frente dos visitantes do International Manufacturing Technology Show, realizado em Chicago. Ao todo, o veículo precisa de somente 49 partes para ser feito, incluindo a sua “carcaça” maior em 3D. Em um carro normal, há entre 5 e 6 mil componentes.
     Peças como motor, rodas, assentos e janela, claro, são os modelos de fabricação tradicional. Elas foram instaladas no automóvel. O processo de criação de um carro com impressora 3D é mais demorado e complicado do que a produção em uma linha de montagem comum. A meta, porém, é mudar isso em breve.
     “Esperamos que, nos próximos meses, esse tempo caia para 24 horas e, eventualmente, para menos de 10 horas. Isso em alguns meses. Hoje, a melhor fábrica de Detroit ou da Alemanha só consegue fazer em 10 horas em uma linha de produção, após centenas de anos de progresso”, disse o CEO da Local Motors, John Rogers à Scientifican American.
     O Strati, cujo nome significa “camadas” em italiano, alcança até cerca de 65 quilômetros por hora. De acordo com o diretor-executivo da empresa, o carro tem potencial para modificar um cenário que está estagnado há muitos anos. Por isso, a companhia pretende comercializar o produto ainda neste ano, com preços a partir de US$ 18 mil (R$ 41 mil).
     Impresso em um material termoplástico de fibra de carbono reforçado, o veículo aguenta percorrer até quase 200 km com somente uma única carga em sua bateria. Até o início das vendas, a fabricante promete testar o carro ao máximo para garantir que ele possa ser utilizado normalmente no trânsito.
Processo de produção
     O veículo é o primeiro carro realmente funcional feito com impressoras 3D. Há um ano e meio, o projeto surgiu, e a empresa recebeu mais de 200 sugestões de design para o Strati, até chegarem a um modelo sugerido da Itália, por Michele Anoe. A escolha foi feita pensando também na praticidade de montagem.
     Sua parceira na produção, Oak Ridge Labes, teve que criar uma modificação em uma impressora laser para uma versão 3D para iniciar a fabricação. E, depois, uma fábrica em Cincinnati refinou o visual do carro. A impressão durou quase dois dias, mas aperfeiçoá-lo gastou quase um outro dia inteiro.
     Durante a feira de tecnologia em Chicago, foram necessários quatro dias para se concluir o processo. Segundo Rogers, poderia ter sido feito em menos tempo. Contudo, foi alongado, a fim de entreter o público durante todo o evento. Agora, resta aguardar as otimizações e, no futuro bem próximo, ver se o Strati aparecerá circulando pelas ruas de todo o mundo. Veja, abaixo, um rápido vídeo demonstrando a montagem do carro:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas