Ciência - Transplantes de cabeça poderão ser realizados em 2017


     Um novo projeto polêmico e envolvido numa tempestade de questões éticas pretende realizar o primeiro transplante de cabeça humana em 2017.
     Proposto pela primeira vez há dois anos pelo neurocientista Sergio Canavero do Turin Advanced Neuromodulation Group, na Itália, a ideia pretende melhorar a condição de pessoas que sofreram danos graves nos nervos por causa do câncer.
     Os maiores desafios envolvem a conexão da medula espinhal cortada da cabeça transplantada na medula espinhal do destinatário, e descobrir como a introdução de uma parte tão grande sem o corpo rejeitar, serão estudados ao longo dos próximos dois anos, prevê Canavero.
     Este mês, ele esboçou a técnica de transplante que pretende seguir na revista Surgical Neurology International, e irá anunciar o seu plano para colocar o projeto na conferência anual da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos e Neurológicos (AANOS), nos EUA em junho.
      Já se passaram quase cinco décadas, desde o primeiro transplante de cabeça "bem sucedido".
     E a última experiência foi terrível. Em 1970, a cabeça de um macaco foi colocada no corpo de outro na Escola da Universidade Case Western Reserve, nos EUA. Os cientistas não foram capazes de fundir as medulas espinhais, sendo que o macaco destinatário não conseguia mover o seu novo corpo, e teve que ter respiração assistida, morrendo apenas nove dias após o procedimento.
Como funciona o transplante
     Mas Canavero pensa que atualmente existe tecnologia e experiência para fazer muito melhor. Ele descreveu o processo a Helen Thomson, na New Scientist. O processo começa com o arrefecimento tanto do corpo como da cabeça para que as células não morram quando forem privadas de oxigênio através do processo.
     Em seguida, o pescoço é cortado e todos os vasos sanguíneos cruciais são ligados a tubos, enquanto a medula espinal, que une a cabeça ao corpo, é cortada. "A cabeça do destinatário é, então, mudada para o corpo do doador e as duas extremidades da medula espinhal - que se assemelham a dois feixes densos - são fundidas". afirma Thomson.
     "Para conseguir isso, Canavero pretende libertar a área com um composto químico chamado polietileno glicol, e acompanhar com várias horas de injeções da mesma substância. Assim como a água quente faz o espaguete seco prender-se, o polietileno glicol incentiva a gordura nas membranas das células a unirem-se, acrescentou Thomson.
     Canavero disse a Thomson que a etapa final seria costurar os músculos, voltar a alimentar os tecidos com sangue e induzir um coma de três ou quatro horas para deixar o corpo curar-se, enquanto eletrodos embutidos estimulam a medula espinhal para reforçar as novas conexões nervosas.
     O destinatário não será capaz de levantar-se e caminhar logo após a cirurgia, diz ele, sendo que o dano à medula espinhal levaria cerca de 12 meses para cicatrizar completamente. No entanto, o destinatário iria manter a sua antiga voz. Parece simples, mas é será realmente tudo o que há para fazer? Aparentemente não, uma vez que alguns dos procedimentos nunca foram testados antes.
     De fato, não se sabe sequer se o plano para usar o polietileno glicol para fundir as medulas espinhais poderá funcionar. Da mesma forma, não há nenhuma evidência de que a conectividade de espinhal medula e do cérebro conduziria a função sensitiva ou motora útil após o transplante de cabeça, acredita Richard Borgens, diretor do Centro de Pesquisa em Paralisia na Universidade de Purdue, nos EUA.
      E depois há também o problema da rejeição. E se o corpo parar automaticamente rejeitando a cabeça?. Ainda assim esta é uma realidade com a qual os seres humanos terão de começar a preparar-se para viver, se não no prazo de dois anos, talvez na próxima década. O avanço da medicina e da tecnologia será eventualmente capaz de fazer transplantes de cabeça humana com sucesso?

Fonte: Sciencealert

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas