Venda de computadores caiu 26% em 2014
O mercado de PCs no Brasil
continua diminuindo a cada dia. A IDC divulgou um relatório informando que
apenas 10,3 milhões de computadores foram vendidos no país durante o ano de
2014, uma redução de 26% em relação a 2013. A queda, segundo a empresa de
consultoria, foi influenciada pelas eleições e pela alta do dólar, além de
eventos específicos do ano passado: o Carnaval fora de época e a Copa do Mundo.
É o terceiro tombo seguido. Depois de uma
alta de 12% em 2011, quando foram vendidos 15,9 milhões de computadores, o
mercado de PCs no Brasil registrou queda de 2% em 2012 (15,5 milhões) e 10% em
2013 (13,9 milhões).
Hoje, a maioria dos computadores vendidos
são notebooks, e o mercado de desktops cai em ritmo mais acelerado. Em 2014, 4
milhões eram desktops, uma queda de 31% em relação a 2013. Os notebooks, por
sua vez, caíram 22%, para 6,4 milhões de unidades. 7 em cada 10 máquinas foram
vendidas para o consumidor final e o resto para o mercado corporativo.
Mas o que o Carnaval e a Copa do Mundo têm
a ver com o mercado de PCs? Segundo a IDC, o mês de março costuma ser bastante
positivo para as vendas; no entanto, como o Carnaval aconteceu em uma data
diferente do que estamos acostumados, justamente no início de março, isso
impactou as vendas. Além disso, durante a Copa do Mundo, que aconteceu no
Brasil, os varejistas optaram por focar em outros tipos de produtos.
Para 2015, a estimativa é uma nova queda,
dessa vez de 3%, especialmente por causa da alta do dólar, que passa dos R$ 3,00.
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