Pin It button on image hover

O Blog do Bega

Sobral, onde a luz fez a curva.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Matchstick, o streaming da Mozilla


    Dando uma olhada para as empresas que estão investindo em dispositivos SmartTV, não é difícil pensar que este será o substituto do computador residencial. O Google já investe na plataforma há alguns anos, primeiro com o Google TV, depois com o Chromecast e mais recentemente com o Android TV. Todos os fabricantes estão embarcando algum sistema smart em suas televisões. A Samsung tem até uma plataforma própria, baseada no sistema operacional proprietário Tizen.
      Pensando nisso, a Mozilla resolveu entrar nesta barca também, mas sendo uma empresa que basicamente vive de doações, apelou para o financiamento coletivo. Alguns meses atrás eles incluíram o projeto do Matchstick no Kickstarter solicitando 100 mil dólares. A ideia foi tão bem aceita pela comunidade que no segundo dia do financiamento a meta já estava superada. Ao final do tempo de 1 mês de arrecadação eles conseguiram juntar mais de 470 mil dólares.
     O hardware prometido não é fraco. Memória RAM de 1GB DDR3, ou seja, o dobro do Chromecast. O armazenamento interno é de 4GB, também o dobro dos 2GB do concorrente. A CPU Dual-Core Cortex A9 que devem chegar a 1.6Mhz, também superior ao Marvell Dual-Core DE3005-A1 do Dongle do Google, que chega a 1.2Mhz.
     O envio das unidades estava previsto para ocorrer em fevereiro de 2015, mas com a grande injeção de dinheiro no projeto, eles resolveram revisar e aprimorar vários aspectos do produto. Com isso a nova data para o envio dos equipamentos aos financiadores é agosto de 2015.
     O objetivo do projeto é entregar ao consumidor um produto capaz de compartilhar a tela do seu smartphone, diretamente na televisão e realizar streaming (ou transmissão imediata sob demanda) de alguns aplicativos como YouTube. Neste período estendido de desenvolvimento ainda será possível fechar mais parcerias, garantindo a presença de mais aplicativos de peso na plataforma. A plataforma terá uma loja de aplicativos exclusiva e alguns já estão confirmados como NetFlix, HBO Go, MLB TV, Spotify, Vimeo e YouTube.


Postar um comentário