Elementar, meu caro Watson!

     Sir Arthur Conan Doyle

      Quem é o detetive mais famoso de todos os tempos? Elementar, meu caro Watson, que se trata do ilustre Sherlock Holmes. Fruto da imaginação do escritor escocês Sir Arthur Conan Doyle, o genial personagem ganhou quatro romances e 56 contos desde sua primeira aparição, lá em 1887.
     Salvo raras exceções (quatro histórias, para ser preciso), as aventuras de Sherlock são narradas em primeira pessoa por seu estimado amigo e companheiro de investigações John Watson.
     Mas você provavelmente já sabia disso, certo? Afinal, o que não falta são modos de mergulhar no fascinante universo de crimes e deduções de Doyle. Seja você um marinheiro de primeira viagem ou o funcionário do mês na Scotland Yard, separamos boas pedidas para apreciar Sherlock:



Os livros

     Não há maior recomendação que devorar todos os livros escritos por Doyle, afinal seu talento só rivaliza com sua imaginação. Felizmente, há muitos modos de começar. Como as histórias são autossuficientes, contidas em seus começos, meios e fins, você não precisa necessariamente iniciar sua leitura por “Um Estudo em Vermelho”, o primeiro romance.
     Há ótimos contos, escritos entre 30 e 50 páginas, que podem ser devorados rapidinho. “Um Escândalo na Boêmia”, “A Casa Vazia”, “O Sinal dos Quatro”, “O Problema Final” e “O Cão dos Baskerville” são histórias apaixonantes que seguramente irão lhe manter na ponta da cadeira do começo ao fim.
     E o melhor é que é molezinha ter todas elas em casa: seja optando pelo box completo da Jorge Zahar, que reúne todas as obras em algumas centenas de reais, ou comprando a recém-lançada linha da Editora Nacional, que conta com coletâneas menores a preços mais acessíveis, é só fuçar um pouco sua livraria favorita ou internet.



“Sherlock”

     Se Sherlock Holmes anda em alta hoje em dia, grande parte do sucesso se deve ao seriado produzido pela BBC. Desde que os showrunners Steven Moffat e Mark Gattis lançaram a série lá em 2010, cada nova temporada conseguiu fisgar ainda mais espectadores.
     Moderna, enganjada, sexy e terrivelmente inteligente, a produção levou Benedict Cumberbatch à fama. O único lado negativo é que as temporadas são curtinhas – três episódios cada – e normalmente separadas por dois anos entre elas. Mas a espera compensa!



Filmes

     Muito antes de Robert Downey Jr. e Jude Law levarem Holmes e Watson ao cinema, dezenas de outras produções já apresentaram os personagens se metendo em aventuras de tirar o fôlego.
     Entre os atores que deram vida ao detetive na telona temos o lendário Basil Rathbone – que estrelou nada menos que 14 filmes sobre o personagem!, Christopher Lee, Michael Caine e até Roger Moore!
    Nada melhor que tirar o atraso e assistir algumas dessas produções enquanto o próximo mistério não chega às telonas em “Mr. Holmes”, filme que trará Ian McKellen como um Sherlock mais velho e aposentado.
     Veja o trailer de Sherlock: A Scandal in Belgravia



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas