Estudante canadense desenvolve creme para remover tatuagens sem dor ou cicatrizes


   As tatuagens são permanentes ou de difícil remoção. Mas agora, pesquisadores desenvolveram creme para remover tatuagens sem dor ou cicatrizes.
     Muita gente tem vontade de fazer uma tatuagem, mas acha muito difícil escolher um desenho, uma vez que aquilo teoricamente vai acompanhar o indivíduo para o resto da vida.
     Caso bata o arrependimento, é necessário passar por processos dolorosos e se arriscar a ter uma bela cicatriz feita a laser.
     Essa história pode mudar em breve caso o estudante canadense Alex Falkenham consiga colocar seu creme removedor de tatuagens no mercado.
     Falkenham tem 27 anos e é um doutorando da Universidade de Dalhousie no Canadá. Ele está fazendo testes com seu creme em porcos tatuados, mas ainda não passou para a fase de testes com humanos. Por isso, não é possível ter uma estimativa exata de quanto tempo será necessário usar o tal creme para se livrar daqueles desenhos malfeitos que você deixou seu amigo amador fazer na sua pele.

Como funciona

     Quando você está sendo tatuado, seu corpo encara a tinta como um elemento intruso que deve ser atacado. Por isso, os macrófagos correm até a área atingida para "comer" a tinta e fazer o corpo eliminar a substância estranha. Acontece que, com o tempo, esses macrófagos “morrem afogados” na tinta e param de agir ali ou continuam o trabalho com muita lentidão. É por isso que toda tatuagem vai perdendo a cor com o tempo, mas ainda assim dura muito.
     O que o creme de Falkenham faz é estimular os macrófagos ativos do corpo da pessoa tatuada a comer os macrófagos afogados em tinta. Com isso, o processo de eliminação da tatuagem retoma o ritmo original e permanece constante enquanto você utilizar o creme de forma localizada.

Sem dor

     O pesquisador garante que não deve haver qualquer tipo de inflamação, dor ou cicatriz proveniente da remoção da tatuagem com seu creme, e esse produto também não será tão caro quanto a remoção a laser de tatuagens. A estimativa é de que cada aplicação para 10 cm² de pele custe algo em torno de C$ 0,45 (R$ 1,02).
   A pesquisa de Falkenham ainda não está completa, e, por isso, não há uma data concreta para a estreia do creme no mercado por enquanto. Apesar disso, ele garante que o produto vai funcionar bem, especialmente em tatuagens com dois anos ou mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas