Pin It button on image hover

O Blog do Bega

Sobral, onde a luz fez a curva.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Mais um concorrente para o Chromecast



        O departamento de hardware da Microsoft tem estado movimentado nos últimos dias. Depois de lançar um teclado multiplataforma para tablets, a divisão surpreendeu novamente ao apresentar, nesta terça-feira (23), o Microsoft Wireless Display Adapter. Você pode considerar o dispositivo uma alternativa ao Chromecast. Ou quase isso.
     A novidade tem design simples. Não há cores ou símbolos que nos façam associá-lo imediatamente a um produto da Microsoft. Apenas o nome da empresa está gravado na carcaça do produto. Ainda assim, de maneira discreta.
     Tal como o Chromecast, do Google, o Microsoft Wireless Display Adapter deve ser encaixado à TV ou ao monitor a partir de uma porta HDMI. O dispositivo também possui conexão USB, mas esta é utilizada para alimentação elétrica.
     A comunicação com PCs, tablets ou smartphones é feita via Miracast, tecnologia que utiliza redes Wi-Fi (ou Wi-Fi Direct) justamente para transmissão de áudio e vídeo. De acordo com a Microsoft, o dispositivo consegue realizar transmissões em um raio de até 7 metros.
     No quesito compatibilidade, a Microsoft garante funcionamento com o Windows 8.1 e com o Android 4.2.1 ou superior. Também é possível utilizar o dispositivo em aparelhos baseados no Windows Phone. Teoricamente, qualquer outra plataforma com suporte ao padrão Miracast é compatível.
     Além de conteúdo em áudio e vídeo, é possível recorrer ao adaptador para reproduzir qualquer tela do dispositivo de origem, o que torna o produto útil também para apresentações acadêmicas ou profissionais. Esta possibilidade é um tanto quanto óbvia, na verdade: o protocolo Miracast foi desenvolvido, basicamente, para “espelhamento” de tela.
     Embora não se mostre tão “sedutor” quanto o Chromecast, o adaptador tem potencial para agradar. O problema é que o preço não é dos mais convidativos: US$ 59,95 (o Chromecast chegou ao mercado custando US$ 35). Além disso, o Microsoft Wireless Display Adapter só está disponível em pré-venda na América do Norte. No momento, não há informação de lançamento no Brasil e em outros países.


Postar um comentário