Pin It button on image hover

O Blog do Bega

Sobral, onde a luz fez a curva.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Indiano inventa dispositivo que converte respiração em fala


     Um adolescente indiano inventou um dispositivo que pode converter a respiração em discurso, podendo dar voz a quem sofre de problemas de fala.
     Arsh Shah Dilbagi, de 16 anos, desenvolveu uma nova tecnologia chamada TALK, que é um dispositivo barato e portátil para ajudar as pessoas fisicamente incapazes de falar a se expressar.
     Atualmente, 1,4% da população do mundo têm problemas de fala, devido a condições como esclerose lateral amiotrófica (ELA), encefalopatia, doença de Parkinson e paralisia. Stephen Hawking tem um aparelho para ajudá-lo a comunicar-se, mas é extremamente caro e bastante volumoso.
     O que Dilbagi conseguiu fazer foi inventar um dispositivo que realiza a mesma coisa, mas pode ser comprado por apenas 80 dólares. O TALK é capaz de traduzir a respiração do usuário em sinais elétricos utilizando um dispositivo especial chamado microfone MEMS.
     Esta tecnologia é composta por um diafragma sensível à pressão gravado diretamente num chip de silício, e um dispositivo de amplificação para aumentar o som da respiração do usuário. Expulsando dois tipos de respirações para o dispositivo, com diferentes intensidades e tempo, o usuário é capaz de soletrar palavras em código Morse.
     "Um microprocessador interpreta as respirações em pontos e traços, convertendo-os em palavras. As palavras são então enviadas para um segundo microprocessador que os sintetiza em voz", diz Whitney Mallett.
     "O código morse pode ser traduzido para Inglês, ou comandos e frases específicas. O dispositivo possui nove vozes diferentes que variam em idade e gênero". Pessoas que não têm um meio de se expressar corretamente, como aqueles que vivem com distúrbios da fala, podem se beneficiar.
     TALK foi desenvolvido por Dilbagi como parte da Feira de Ciências Global da Google, que é uma competição que está aberta a jovens entre os 13 e os 18 anos de qualquer lugar do mundo. Dilbagi é o único finalista da Ásia.

Fonte: Sciencealert
Postar um comentário