Criatividade não melhora com o uso da maconha


     Vou começar sendo polêmico: sempre achei uma imbecilidade sem tamanho acreditar que uma droga pode tornar uma pessoa mais criativa. Algumas pessoas são criativas naturalmente, com altos e baixos como qualquer um, outras não. Lidem com isso. Seguindo com o barco, a universidade de Linden publicou o estudo de Lorenza Colzato e Mikael Kowal demonstrando que a impressão que as pessoas têm de que ficam mais criativas ao fumar maconha não passa de ilusão.
     A pesquisa mostrou que o componente ativo da maconha, o THC, não melhora a criatividade, mesmo em altas doses. Fumantes que ingeriram pequenas doses de THC ou nenhuma quantidade da substância (os que receberam placebo), tiveram um desempenho melhor nas tarefas propostas do que os que estavam sob o efeito da droga. Altas doses de THC tiveram inclusive efeito negativo na habilidade da pessoa de pensar em soluções rápidas para os problemas.
     O estudo contradiz fortemente as crenças das pessoas que dizem que seus pensamentos mudam e elas se tornam mais criativas depois de “fumar um beck”. Nenhum sinal de aprimoramento das funções ligadas a criatividade foram detectadas. “A amplificação da criatividade que eles acreditam experimentar não passa de uma ilusão”, alfineta a doutora Colzato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas