LCD ou LED

     Muitos amigos me procuram para saber que tipo de tv devem comprar, se LCD (Liquid Cristal Display) ou LED (Light Emissor Diode). Vou fazer uma resumo dos dois tipos de tv mais encontrados no mercado hoje. Não falarei da tv de plasma porque este tipo de televisor já está quase extinto por tratar-se de uma tv mais cara e de maior consumo de energia.
LCD:
     A TV de LCD funciona com a base sendo de um material de cristal líquido, que transmite uma imagem mais translúcida ou opaca dependendo da corrente elétrica aplicada sobre ele. Cada ponto na tela é formado por três células lacradas cheias desse material e cada célula corresponde a uma cor primária de luz (verde, vermelha e azul). Uma lâmpada que gera luz branca é instalada atrás da tela e ilumina as células tornando a imagem visível. As cores são formadas dessa forma e assim combinam múltiplas intensidades de cada uma das cores primárias.As TVs de LCD já são mais indicadas pra salas iluminadas, isso significa que você pode assistir ao seu programa com uma janela atrás da sua TV que você não verá nenhum reflexo na imagem, diferente da de plasma. As tv´s de LCD consomem mais energia e esquentam mais do que as de LED.
LED:
      O processo de transmissão das TVs de LED funciona praticamente como a de uma TV de LCD só que a tecnologia é um pouco diferente, ou seja, ao invés daquela luz branca no backlight, nas TVs de LED você tem um conjuntos de LEDs com as cores primárias (vermelho, azul e verde) e faz com que o trabalho de filtragem de luz do cristal líquido seja muito melhor realizado, conseguindo cores mais puras e com uma gama muito maior. Essa tecnologia também faz com que a luz seja exatamente igual durante todo seu tempo de uso e não ocorra perda de brilho ou alteração de cor, independentemente de ter uma luz acesa ou não. O painel também possibilita uma melhor regulagem na intensidade da luz.
As tv´s a LED consomem menos energia, são mais finas e esquentam bem menos que as de LCD.
     A tendência do mercado hoje é a permanência das tv´s a LED, inclusive já se nota uma forte baixa de preço das LCD´s ocasionada pela iminente extinção das LCD´s. Até que se descubram novas tecnologias, as tv´s a LED devem dominar o mercado de televisores. E, claro, aconselho o investimento nos televisores LED.
    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas