A Primeira Boneca Falante


       A Boneca Fonó­grafo foi a primeira ten­ta­tiva de fazer uma boneca falante.
Inventada por Thomas Edi­son. A boneca uti­lizava um fonó­grafo em miniatura para falar e, possivelmente, é a primeira gravação de áudio feita com propósi­tos comerciais.
Um exem­plar da boneca (agora com 123 anos) foi encon­trado em 1967 na ofic­ina de Edi­son em New Jer­sey (hoje em dia o local é um Parque-Museu Histórico).
Recen­te­mente, um des­gas­tado cilin­dro de metal foi dig­i­tal­izado opti­ca­mente e restau­rado, pre­mitindo a repro­dução de um pequeno áudio de 12 segun­dos com a mais antiga gravação con­hecida da voz de uma mulher. Para ser capaz de recu­perar a voz dessa boneca, muda há décadas, o curador do Museu de Edi­son, Jerry Fab­ris, levou o del­i­cado cilin­dro aos cien­tis­tas Earl Cor­nell e Carl Haber do Lawrence Berke­ley National Lab­o­ra­tory na Cal­i­for­nia. Os cien­tis­tas desen­volveram uma téc­nica de escanea­mento 3D que era capaz de ler os sul­cos e pro­tu­berân­cias do cilin­dro sem, de fato, tocá-lo fisi­ca­mente. O escanea­mento 3D foi capaz de ler topografi­ca­mente regiões tão finas quanto 1/125 de um fio de cabelo para, depois, jun­tar e recriar as vari­ações na forma de ondas de áudio.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas

O Casal Makk