O Empire State


     O Empire State Building em Nova York foi projetado por Gregory Johnson sua empresa de arquitetura Shreve, Lamb e Harmon, o qual preparou o projeto do edifício em apenas duas semanas usando o projeto do edifício Reynolds de Wiston-Salem, da Carolina do Norte como projeto base. O edifício foi projetado de cima para baixo.

 Os construtores foram Starrett Brothers e Eken e o projeto foi financiado por John J. Raskob. A construtora foi dirigida por Alfred E. Smith, o primeiro governador de Nova York. As escavações no local começaram em 22 de janeiro de 1930 e a construção do edifício em sí, começou simbolicamente em 17 de março (dia de São Patrick) por influência de Al Smith então presidente da Empire State Inc.

 O projeto envolveu 3,400 trabalhadores, a maioria imigrantes da Europa, juntamente com centenas de Mohawk (tribo de índios) principalmente da reserva Kahnawake próximo à Montreal. De acordo com os dados oficiais, 5 trabalhadores morreram durante a construção. O neto do Governador Smith cortou a fita inaugural em primeiro de Maio de 1931.A construção foi parte de uma intensa competição em Nova York pelo título de Edifício Mais alto do Mundo.

 Os outros projetos concorrendo pelo título, 40 Wall Street e o Chrysler Building, ainda estavam no projeto quando as construções começaram. Ambos teriam mantido o título por  menos de um ano, quando o Empire State os superou em sua conclusão, apenas 410 dias após as construções começarem.

 O edifício foi oficialmente aberto em Primeiro de Maio de 1931 numa inauguração dramática quando o então Presidente dos Estados Unidos da América, Herbert Hoover, acendeu as luzes com o apertar dos botões de Washington, D.C. Ironicamente o primeiro uso das luzes no topo das torres do Empire State no ano seguinte foi para sinalizar a vitória de Franklin Delano Roosevelt contra Hoover nas eleições presidenciais de Novembro de 1932. Fonte Wikipedia
     Só de olhar estas imagens dá uma frieza nos olhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas