Primeira Estação do Metrô Começa a Tomar Forma



      Quem trafega pela Av. Senador Fernandes Távora já consegue ver a estrutura metálica que fará parte de uma das estações do metrô de Sobral. Mas você sabe qual a origem deste importante meio de transporte ?
     O metrô, abreviação de metropolitano, conhecido em outros países como subway, underground, U-Bahn ou T-bana, é um meio de transporte urbano que circula sobre trilhos (carris), transportando passageiros. A primeira linha de metrô foi inaugurada em 1863 em Londres. Tinha como função principal transportar o maior número de pessoas, para que, dessa forma, acabasse com os problemas de trânsito da cidade. Os comboios a vapor (trens a vapor) circulavam dentro de túneis que percorriam o subsolo da capital inglesa. Apesar da grande novidade gerada pela apresentação deste novo meio de transporte urbano, os passageiros deixaram rapidamente de o utilizá-lo pelo mal-estar criado pela fumaça vinda da locomotiva. Porém, em1890, as linhas passaram a ser eletrificadas, fato que relançou o potencial do metropolitano. Num curto período de tempo muitas outras cidades construíram as suas redes, desenvolvendo ao mesmo tempo técnicas de construção de túneis, conforto dos carros, entre outras.

     Os sistemas de metropolitano situam-se normalmente em grandes áreas metropolitanas e transportam elevado número de pessoas. A extensão das redes de metropolitano varia muito de cidade para cidade e também das infraestruturas associadas a elas. Em cidades de maiores dimensões a rede pode até ultrapassar os limites da cidade, estendendo-se a municípios ou regiões vizinhas.

      A definição recente de metropolitano é muitas vezes confundida com outros meios de transporte do gênero, pelo que foram estabelecidas três condições fundamentais que o caracterizam:

  • ser um sistema de transporte urbano elétrico;
  • ser independente do restante do tráfego (circulação em sítio próprio, geralmente subterrâneo);
  • ser frequente, ou seja, com tempo de espera do próximo trem  reduzido;
     Para ser considerado metrô não necessita forçosamente ser subterrâneo, dado que as suas linhas podem ser subterrâneas, terrestres ou elevadas. Apesar do mais comum ser o subterrâneo, as características da linha dependem muito da topografia do terreno, pelo que a técnica varia de linha para linha.

     O termo ligth rail ou veículo leve sobre trilhos (VLT) é muitas vezes confundido com o de metrô, o que causa alguma disparidade de opiniões na verdadeira definição da palavra. Na realidade light rail abarca tanto elétricos (bondes) como pré-metrôs (metros de superfície), entre outros. Os pré-metrôs destacam-se dos elétricos pelo fato de circularem em sítio próprio, ou seja, separados do tráfego automóvel, por exemplo. Esta confusão na definição de metropolitano é recente, e gera mal entendidos, principalmente pela atribuição do título de metrô a sistemas de light rail comuns. Deve-se muito ao fato de, a posse de uma rede de metrõ, atribuir um certo estatuto econômico elevado, sinônimo de desenvolvimento tecnológico, que faz com que linhas comuns de trens adaptadas passem a ser denominadas de metrô.
Como ficará o ambiente interno das estações.

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