A Motocicleta Jawa


                      Motocicleta Jawa Pérák 250cc Pérák de propriedade do blogueiro
     O engenheiro mecânico checoslovaco Janecek Frantisek acumulou dinheiro durante a I Grande Guerra Mundial com suas invenções, das quais a principal era a granada de mão. Com o declínio da indústria de armamento após o término da I Grande Guerra, Janecek decidiu investir na produção de motocicletas. Não havia tempo para desenvolver um motor próprio, assim ele decidiu fazer um acordo com um fornecedor estrangeiro. Ele teve que escolher entre o motor de 2 tempos de pistão duplo austríaco da Puch ou o modelo Wanderer alemão de 500 cc , válvulas na cabeça, cardam e quadro estampado. Janecek adquiriu a licença para produzir a 500cc da Wanderer e também a instalação completa de produção com muitas peças. O nome JAWA veio da conjugação do nome dos dois faEm 1931 Janecek começou a produção de um 2 tempos de peso leve baseado no motor Villiers 175cc de 2 tempos. Era um projeto de um motor descomplicado de baixo custo que foi lançado com um preço 40% mais barato que o concorrente mais próximo. Logo esta motocicleta de cor vermelha (a cor no Brasil que mais se assemelha é o Vermelho Málaga) obteve uma retumbante resposta em vendas e já em 1933 esta Jawa era a motocicleta mais vendida na Tchecoslováquia. A fábrica podia tirar a grande 500 de produção.bricantes. Tecnicamente o modelo mais interessante antes da II Grande Guerra era o Robot de 98cc, 2 tempos, mono-bloco (caixa de marcha integrada no bloco-motor), velocidade máxima de 65 km/h., consumo de 50km/L com peso de 49 kg. O sucesso de vendas deste modelo definitivamente colocou a Jawa entre os maiores fabricantes de motocicletas de antes da guerra. Todos os modelos antes da II Grande Guerra foram fornecidos na cor vermelha: esmalte sintético cereja vermelho código S2016 no tom 8850. A invasão da Checoslováquia pela Alemanha em 1938 ditou o fim da produção de motocicletas e a fábrica passou a produzir somente partes e peças de motores de avião e geradores. Em 1940, Janecek sigilosamente começou a desenvolver no Dept. de Manutenção da fábrica um novo modelo de motocicleta, o tipo 11, que foi batizado de "Perak " (pular) que foi pintada de verde da cor do exercito para poder ser testada sem chamar atenção. Desta forma quando a Guerra acabou a Jawa foi a única fabricante de motocicletas do continente europeu que tinha um novo modelo para ser lançado: a "Perak". Seu novo design de formas arredondadas marcou o mundo das motocicletas. Em 1954 para aprimorar a suspensão de suas motocicletas, a Jawa utilizou a tecnologia da fábrica de CZ. Eram lançados novos modelos da 250cc e da 350cc como Jawa-Cz. . As principais mudanças foram novas tampas laterais, um terceiro compartimento debaixo do assento, suspensão com amortecedores hidráulicos (dianteira e traseira), adoção da balança traseira, rodas aro 16" e a alavanca do câmbio que servia também de pedal de partida. Logo após sua introdução, estas motocicletas foram apelidadas de "Kyvacka" (balança ou swinger em inglês). Os modelos oficiais eram Jawa-Cz 352 com 150cc, 353 com 250cc e o modelo 354 com 350cc ideal para utilização com sidecar.Ainda em 1954 foi lançada uma motocicleta de cilindrada menor a Jawa-Cz 351 com 125cc, ainda utilizando o quadro Perak com suspensão de pino oscilante e selim individual. Em 1956 a Jawa-Cz lançou as versões de 125cc tipo 355 e a 175cc tipo 356 ambas com suspensão dianteira mais alta e aro 16", banco inteiriço e balançEm 1958 foi lançada o último modelo da 500 cc OHC. A Jawa interrompeu a produção do 500cc quatro tempos porque não era um motor fácil de produzir e os outros modelos 2 tempos de 250 e 350cc tinham vendas ilimitadas. Um problema técnico não resolvido porém uma razão econômica compreensível. Ainda em 1958 e até 1962 foi produzida a JAWETTA, outra motoneta de 50 cc que no Brasil o modelo esportivo ganhou o nome de Leonette, fabricada/montada pela L. Herzog no Rio de Janeiro.

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