Implante cerebral devolve controle de braço paralisado


      A ideia geral que se tem ao pensar em pessoas paralisadas por acidentes é que a paralisia só acontece da cintura para baixo, mas há casos muito mais graves, onde a pessoa perde totalmente a capacidade de movimento dos membros, no que é conhecido como tetraplegia, uma condição normalmente irreversível.
     Ao menos até agora. Cirurgiões da Ohio State University, nos EUA, e pesquisadores da Battelle criaram uma técnica que pode ajudar, se não reverter, o problema de tetraplégicos.
     Eles utilizaram uma técnica chamada de Neurobridge, ou ponte neural, que permitiu a Ian Burkhart, um rapaz de 23 anos paralisado há quatro depois de um acidente, movimentar a mão apenas com o pensamento.
     A técnica utiliza um chip que é implantado na região do cérebro responsável pelo movimento das mãos. A ponte neural é completada com uma “manga” que transmite as informações diretamente do cérebro para os músculos do braço.
     Burkhart é a primeira pessoa a se beneficiar da técnica e fala no vídeo de como algo assim pode modificar completamente a vida diária.
     Até agora a maioria das pesquisas envolvendo paralisia trabalham com exoesqueletos controlados através dos terminais nervosos ou mesmo pelo cérebro. Essa é a primeira técnica que usa diretamente os membros afetados. Não importa se será possível ou não devolver a capacidade de andar, no momento em que uma pessoa recupera faculdades banais que nem notamos ao utilizar, mas que fazem toda a diferença, como o rapaz fala no vídeo, já é um progresso fantástico.

Fonte: Engadget.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas