Cientistas conseguiram retirar o HIV do DNA humano


     Em mais um grande avanço para a humanidade, cientistas conseguiram retirar os genes do vírus HIV de um DNA humano, conforme foi noticiado pelo Gizmodo e pelo portal da Temple Health.
     Um dos contágios mais preocupantes do mundo, o HIV é um desafio para pesquisadores que tentam encontrar uma cura e/ou imunidade para ele, já que o vírus integra seus próprios genes ao DNA humano, fazendo com que ele continue lá mesmo com a ação de antirretrovirais.
     No entanto, a ciência não se deu por vencida e conseguiu encontrar uma forma de atacar o vírus: a edição de genomas através de uma proteína que corta precisamente uma sequência de DNA.
     Utilizada anteriormente com sucesso para tratar o vírus, a edição de genomas foi testada por Kamel Khalili, na Temple University, com um objetivo diferente: erradicar a contaminação. A experiência mostrou que a proteína pode retirar cópias do genoma do HIV de células imunes, como a micróglia e linfócitos T, erradicando-as e também ajudando a prevenir qualquer nova infecção do vírus.
     Apesar de uma grande descoberta, temos que lembrar que a pesquisa ainda está em seu começo e que ter sucesso em uma Placa de Petri é diferente de se ter sucesso dentro do corpo humano. Entretanto, o caso é um ótimo exemplo de como a edição de genomas pode ser o próximo passo na cura e imunização de diversas doenças – mesmo que algumas pessoas acreditem que isso pode acabar na criação de zumbis.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas