Estudante do MIT cria cubo de gelo que avisa se a pessoa está bêbada


     Um estudante americano do Massachusetts Institute of Technology (MIT), centro de referência mundial em inovação, criou um cubo de gelo digital que acusa quando a pessoa ultrapassou os limites da bebida alcoólica.
     A ideia surgiu após Dhairya Dand, 23 anos, apagar totalmente durante uma festa de formatura da faculdade em 2012 e acordar sem se lembrar de nada na sala de emergência de um hospital. Depois disso pediram para ele escrever um trabalho de 20 páginas sobre os perigos do álcool. Mas ao invés de fazer isso, ele teve a ideia de desenvolver um projeto para monitorar o consumo de bebidas.
     Os cubos funcionam emitindo três cores diferentes: verde, amarelo e vermelho, como um sinal de trânsito. Verde significa que está tudo bem, no amarelo é melhor ter atenção e com o vermelho aceso é hora de parar.                Pensando que poderia não obedecer aos sinais, o aluno desenvolveu ainda um sistema que envia mensagens aos celulares de seus amigos, para alertá-los de que talvez seja necessária uma intervenção.
     Feitos de gelatina, os gelos são equipados com luzes LED, transmissores infravermelho e um acelerômetro, tipo de sensor muito usado em celulares para monitorar movimentos. Assim, os cubos medem a quantidade e a velocidade dos goles na bebida, calculando o nível alcoólico no sangue com precisão de 80%, segundo Dhairya.
     O conceito surgiu como uma invenção isolada para seu próprio caso, mas agora o estudante pretende dar continuidade ao projeto através da plataforma de financiamento coletivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas