A verdade sobre a Frase de Neil Armstrong


          A história (e ficção) está cheia de frases célebres e apócrifas repetidas “ad nauseam”, embora seu suposto criador jamais as tenha proferido. O caso do primeiro homem a pisar na Lua, Neil Armstrong, é uma variante um pouco mais complicada desses poderes míticos.
     Por décadas se discute se Armstrong colocou ou não o artigo indefinido “a” (“um”) em sua famosa frase “a small step for (a) man, a giant leap for mankind” ("um pequeno passo para "um" homem, um salto gigante para a humanidade) antes de partir de Cabo Canaveral. Um documentário levado ao ar no último domingo (30) pela BBC parece ter dado a resposta definitiva ao enigma.
     Em Inglês, a ausência do artigo indefinido "a" sugere que Armstrong estava se referindo à humanidade como um todo (o homem, a espécie humana), enquanto sua presença indicava que ele (o homem astronauta) estava dando um pequeno passo físico na Lua, mas que esse passo significava um grande salto para a humanidade.
     Armstrong, que morreu há três meses, aos 83 anos, sempre sustentou que ele havia incluído o artigo “um”, embora tenha admitido em 1999 que não o ouviu na gravação talvez por problemas de estática.


     Mas segundo o seu irmão caçula, Dean, Neil lhe mostrou a frase antes de deixar o Cabo Canaveral, na Flórida, em 20 de julho de 1969, semanas antes da missão. Por causa de uma falha na comunicação via rádio, milhões de pessoas que assistiam à televisão quando Armstrong se tornou o primeiro ser humano a pisar na superfície da Lua, nunca o escutaram pronunciar a palavra "um" antes de homem.
     No documentário da BBC, Dean diz que certa noite pouco antes do astronauta ir para a Flórida, Neil lhe mostrou um pedaço de papel com a frase. Então, o astronauta perguntou ao irmão se estava bom. Dean respondeu que estava “fabuloso”. E lá continha o artigo "um".
     Além disso, a declaração de Dean Armstrong vai contra o que Neil disse durante toda a sua vida. Ele sempre manteve que criou a frase depois de pisar na Lua, enquanto esperava para deixar o módulo lunar Eagle. Entretanto, é muito estranho que isso só tenha vindo a publico depois da morte do astronauta.

 Fonte com G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas