Cerro de los Siete Colores - A Colina das Sete Cores


     As cores poderiam ter vindo da paleta de um pintor. No entanto, o Cerro de los Siete Colores ( A Colina das Sete Cores ) é bastante real. Milhões de anos de atividade geológica, seguido pela erosão criaram algo magnífico nesta encosta argentina. Sedimentos marinhos combinado com fluxos lacustres e fluviais, elevados com o movimento das placas tectônicas, se combinam para produzir uma deslumbrante variedade de cores para os olhos.
     Um geólogo seria capaz de dizer como cada uma das camadas foi formada no Norte da província andina de Jujuy, na Argentina. O rosa é causado por barro vermelho, barro e areia e tem uma idade estimada de 3-4 milhões de anos. A cor branca é o calcário e é cerca de cem vezes mais velha, tendo sido previsto cerca de 400 milhões de anos atrás. Os marrons e roxos são de cerca de 90 milhões de anos e são ricos em chumbo e carbonato de cálcio.
     O vermelho é composto por argilitos ricos em ferro e têm cerca de 4 milhões de anos. A rocha marrom de terra é uma rocha rica manganês composto de cerca de 2 milhões de anos atrás, enquanto o amarelo mostarda é arenito com lotes de enxofre na mistura, formados cerca de 90 milhões de anos atrás. No total, este arco-íris das rochas é muita coisa para se ver.
     No entanto, as pessoas locais têm uma história muito mais interessante. Diz a lenda que antes de eles chegarem e fundarem a vila de Purmamarca, no sopé da colina, ela não tinha nenhuma cor. No entanto, em sua chegada, as crianças da aldeia decidiram que iriam pintar as encostas.
     Durante sete noites eles desapareceram de suas camas e em cada nascer do sol os adultos ficaram surpresos ao notar que os morros ganhavam cor. Na sétima noite os adultos acordoaram cedo e descobriram que nenhuma das crianças estavam em suas camas. Eles começaram uma busca frenética, mas, eventualmente, as crianças vieram pulando alegremente da encosta. Desde então, a colina sempre teve sete cores.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas