Qoros eBIQE é a bicicleta elétrica que você vai querer ter uma



     É inegável que o salão de automóveis de Genebra, que ocorreu no início do mês de março, desperte mais a atenção pelos próximos passos da indústria automobilística. Entretanto, a solução para diversos problemas, ambientais e urbanos, pode estar em uma bicicleta elétrica, a Qoros eBIQE Concept.
     A bicicleta conceito em questão tem um sistema elétrico invejável. Operando em três modos possíveis, o motor pode ser limitado a velocidade máxima de 25 km/h (deslocamentos urbanos) ou até esbanjar agressividade com velocidade máxima de 65 km/h (trilhas e pequenas viagens). Isto mesmo, viagens! Segundo o fabricante, no modo mais econômico ela chega a 120 quilômetros de distância. Pode ir mais longe se você quiser pedalar um pouco, já que ela é híbrida.
     Para suportar tamanha desenvoltura a bateria usa nanotecnologia (Lítio Nanofosfato). A capacidade é de 1300 Wh – um notebook convencional tem em torno de 48 Wh. O tempo de recarga completa é de 80 minutos. O freio traseiro é regenerativo (2000 W) . O motor pode chegar a impressionantes 200 Nm de torque e cerca de 12 cv. É mais do que uma moto de entrada. Na prática, grosso modo, significa que o motor chega a velocidade máxima com agilidade de tirar o fôlego – para ser mais preciso, apenas 8,5 segundos – e mantém bom desempenho.























     Só por estas questões já estaríamos satisfeitos. Mas ela vai além. Com um painel de cinco polegadas sensível ao toque e um sensor de biometria, a Qoros eBIQE identifica o usuário, liga e desfila diversos aplicativos úteis, como um navegador curva a curva, aplicativo de previsão do tempo e detalhes de como está o sistema: nível de carga, pressão nos pneus, potencia, modo de operação, velocidade etc. Com conexão 3G, ela transmite informações para uma plataforma na nuvem (permitindo checar as condições remotamente).

     A Qoros eBIQE Concept é na verdade uma variação da croata Greyp G12, lançada oficialmente no ano passado. A eBIQE não tem preço definido, mas a antecessora Greyp G12 está a venda por 6,5 mil euros ou cerca de 20 mil reais, sem impostos ou despesas de envio. Para entender exatamente como ela funciona, vale a pena ver o vídeo da G12:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas